Quem removerá aquela pedra?

abril 6, 2015 § Deixe um comentário

Bom dia a todos!

Depois de muito, muito tempo volto a escrever no blog.

Ontem enquanto meditava sobre a páscoa – morte e ressurreição de Jesus, lendo o livro de Marcos, capítulo 16, o verso três me saltou aos olhos com o questionamento entre as mulheres que iam ao túmulo – “Quem removerá para nós a pedra da entrada do sepulcro?” Quem removerá a pedra do sepulcro na sua e na minha vida?

Quero me ater somente a um ponto deste esplendido e rico texto. O ponto é:

Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e Salomé sabiam que Jesus tinha morrido, mesmo assim elas foram em direção ao seu Salvador, à sua esperança, mesmo que para elas ele estivesse morto, porquanto não sabiam de sua ressurreição. E ainda mais… Elas compraram especiarias para ungir o corpo de Jesus. Não importa se, a princípio, o Salvador parece morto, vá ao encontro dEle, mesmo que seja no túmulo, compre as especiarias, leve as até ele, mas faça o que você tem que fazer! Vá até o Salvador, vá até sua Esperança! Vá até Jesus!

Ao ir até Jesus no sepulcro, certamente virá questionamentos na sua mente – quem me tirará da depressão? quem me estenderá a mão? como eu saio desta situação? quem vai enxugar minhas lágrimas? Senhor, não tenho força pra remover esta pedra…

Diferentemente da situação de Lázaro, haviam pessoas que poderiam retirar a pedra, mas neste caso não. Quantas vezes não há ninguém que possa remover obstáculos para nós.

A grande diferença é que ao chegar no sepulcro, elas viram que a pedra já havia sido removida. “-Como? Se os soldados estavam caídos de temor e aterrorizados pelo terremoto?” Eu acredito que a pedra foi movida de dentro para fora pelo próprio Jesus, assim como toda mudança real em nossa vida – de dentro para fora!

Se você se encontra triste, depressivo, cabisbaixo, fraco, cansado, sem saber o que fazer, quero te trazer as boas novas, pois a pedra que você não tem como retirar sozinha foi removida pelo próprio Jesus! Creia nesta palavra! O Deus que ressuscitou dos mortos é o mesmo que remove pedras, não importa o tamanho delas. Seja grande ou pequena, ele remove e ponto!

Logo após a remoção da pedra, o próprio Jesus aparece à Maria Madalena. Esteja atento, ele aparecerá a você! Faça o que ele ordenou em seguida – Vá e anuncie que eu ressuscitei!

Sejamos todos nós abençoados pelo poderoso poder da ressurreição que há em Cristo Jesus, que fez com que todas as coisas convergissem nEle mesmo!

Um grande abraço,

Ricardo Ventura

Quando as pessoas nos questionam…

fevereiro 24, 2014 § Deixe um comentário

Texto base: João 6:5-9

“Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem? Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que havia de fazer. Filipe respondeu-lhe: Duzentos dinheiros de pão não lhes bastarão, para que cada um deles tome um pouco. E um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe: Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos?”

Quantas vezes nos vemos em situações que não temos nada a responder diante das perguntas que nos fazem; diante dos questionamentos interiores de nossas vidas? Não poucas vezes, Deus nos faz perguntas que nos colocam em xeque, mostrando nossa incapacidade de viver longe dele, ou de se quer responder uma pergunta.
Quando o próprio Deus nos questiona, Ele já sabe o que vai fazer, antes mesmo que nós tenhamos um pensamento ou uma ligeira resposta sobre a pergunta feita. 
Mas há uma diferença sobre o questionamento que Deus faz e que o homem faz!
Depois do questionamento de Jesus, André pergunta: “o que são cinco pães e dois peixinhos para tanta gente?”
Esta forma de questionamento já descaracteriza uma possível ação para provisão – como se ele dissesse: “isto não resolve nada.”, ou seja, falta nos fé.
Quando Jesus questionou Filipe, não fez nenhuma menção se era possível comprar pão, ele disse que iriam comprar o pão. O foco aqui não é se eles compraram o pão ou não, mas sim que quando Jesus questiona alguém, Ele próprio abre espaço para o milagre acontecer, porque Ele bem sabe o que vai fazer!
Podemos não ter resposta para todas as perguntas que fazem à nós ou a todos os nossos questionamentos. Nós homens sempre olhamos para a dificuldade e não para o espaço de milagre que Deus abre. Não se prenda aos questionamento, se prenda a Jesus e no que Ele te diz – e correspondê-lo é imprescindível para crescer em fé Nele!
Quando Deus te perguntar algo, olhe além da pergunta. Ele quer a sua fé, amor, devoção e temor.
Você pode até não ter o que responder, mas certamente terá onde crer, e este lugar para crer se chama Jesus Cristo de Nazaré – em sua fidelidade e caráter!
Ele sim tem todas as resposta que precisamos!
Quando não souber o que responder, creia, pois nossa vida já é um milagre!
Que Deus te abençoe com esta palavra!

Ricardo Ventura

Impulsos x Sensibilidade

fevereiro 25, 2013 § Deixe um comentário

A vida de José, pai de Jesus é um baita exemplo pra nós de caráter e humildade.
Embora o anjo tendo anunciado a ele que Maria estava grávida, ele (o anjo) não disse a José: “não tenha relações sexuais com Maria”, mas mesmo assim José não deixou seu impulso/instinto controlar sua vida, e não se relacionou com Maria até que Jesus nascesse.
O que isso prova? Prova que antes de se “obter prazer” na vida cristã ministerial, nem o meu e nem o seu interesse deve ir a frente do propósito da salvação, que é o de reconciliar o homem com Deus (2 Coríntios 5:19). Isso é temor, e José tinha de sobra!
Em minha ótica, José foi o melhor homem que Deus tinha para confiar Seu Filho a receber instrução e influência para o seu propósito central. E ainda assim, José aparece tão pouco nas escrituras. Fantástico! Aparecendo tão pouco, fez tanto pelo Reino de Deus, Seu Filho e humanidade.
Mateus 1:18-25.

Que Deus nos abençoe com a capacidade de ser sensível às mínimas e maiores manifestações do Espírito Santo.

No amor de Cristo, Rick! ;)

Deus Também Tira Fotos

janeiro 25, 2013 § 1 comentário

Sabe quando…

…você tira uma foto com uma câmera no modo noturno? Ela demora mais para captar a luz do ambiente, correto?…

Vejo que, diversas vezes, nossas tribulações são como estas fotos – demoram um pouco mais pra aparecer por terem de captar mais luz para, então revelar sua beleza em meio a noite ou ambientes mais escuros. Vejo Deus fazendo isso, permitindo que a noite chegue pra que a verdadeira luz de seus filhos apareça em meio ao caos. E quando a foto é revelada, ou seja, quando a tribulação passa, ele diz: “diabo, olha essa foto e ‘paga um pau’ na iluminação!”.

“Não é a noite por si só que deixa uma foto bonita, mas o olhar do Fotógrafo/Criador (JESUS) que trás à tona a mais bela arte”.

“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”.  Mateus 5:14-16.

blog-noite2cidade a noite2

Passando o Bastão

dezembro 19, 2012 § Deixe um comentário

Foto tirada no seminário Unidos Pela Palavra 2012 em Ibiúna nos dias 23, 24 e 25 de novembro.

Foto tirada no primeiro seminário Unidos Pela Palavra 2012, realizado em Ibiúna nos dias 23, 24 e 25 de novembro.

Oláááá pessoal! \o/
Me chamo Ricardo Ventura, tenho 28 anos, 1,76m altura, gosto de ir pra igreja…rsrsrs! Nada tão formal e nada tão cômico, acho que é assim que me veem. E é sob esta ótica que quero deixar meu texto de despedida da liderança do grupo de Jovens & Adolescentes neste ano.

Desde o ano passado em que assumi a liderança do grupo, me senti parte de um todo. Esta sensação e certeza de unir pessoas pelo amor a Cristo foi o motor que me motivou para que todas as nossas atividades realizadas fossem feitas de forma que, absolutamente todos que quisessem participar seriam bem-vindos e realmente participassem.

Quem não se lembra de nossa ida a igreja do Jd. Paulista em 2011, no qual fomos quase todos de ônibus, 20 e tantas pessoas indo juntas e voltando juntas, alegres, sorrindo porque Cristo estava e está nelas. Quem também não deu risada na dança “Diz ai oh Rebeca, como é que você faz pra adorar Deus… Nananá; Nananááá”. o/. Só as mãozinhas dela pro alto com uma “arminha” no dedo! Rsrsrs; Quem não se lembra que na hora da volta, nossa cara irmã e, particularmente minha amiga, Mariana Feltrin ao subir no ônibus escorregou e bateu o perna, e ela mesmo riu demais… rsrs! São coisas assim que nos fazem feliz juntos e dar sentido e ânimo na vida, em prol (à favor) de um mesmo objetivo – Jesus ser glorificado.

Tantas coisas fizemos: nosso passeio ao sítio do tio Mariana em Araçariguama, no Vale da Benção; este ano o Dia Off-Line no Parque Villa Lobos… no qual muita gente quase teve um troço quando eu disse que não íamos usar nenhum dispositivo que nos conectasse à internet até as 18h da tarde rs, foi muito bom! Quantas fotos, quanta vida juntos… quanto amor!
Inúmeras cantinas: “– compra isso”; “fulano traz isso”; “ei, fica no caixa pra mim hoje? (Essa foi pra você Lucas Leandro, que quase todas as vezes ficou junto com mais alguém, tipo a Bruna e outros…)”. 700 reuniões ao longo do ano, tudo para estar com vocês mais um pouquinho.
Cada sorriso de satisfação que vi valeu a pena! (Nick: Vai Valer A Pena…rs).

Chegando o ínicio deste ano, desejamos realizar nosso primeiro acampamento com a nova turma de jovens e adolescentes que estavam chegando, que ainda não haviam participados de outros com o grupo antigo de jovens.

Meu desejo neste acampamento, o qual chamamos de “Seminário Unidos Pela Palavra – 2012” foi exatamente o que meu coração desejava desde o início, unir a todos por amor a Ele, Jesus, e assim foi em Ibiúna. Pulamos, corremos, dançamos, uns acordaram com pasta e talco no rosto e outro (Raphael) com um “humilde e carinhoso” tapa do Alexandre…rsrs. Mas o mais importante, todos nós adoramos a Jesus juntos – Quitaúna e Jardim Paulista.

Lembram do sábado a noite… Ali muitos foram libertos, inclusive eu. Quem percebeu, domingo de manhã em que eu ministrei o louvor, nunca havia me sentido tão livre assim pra tocar e cantar com vocês. Não sei descrever a certo, mas só Jesus o que Jesus fez naquele dia!
“- Todo mundo pulando: DEUS DA MINHA VIDA, FICA COMIGO…!” Quem imaginaria que faríamos tudo que fizemos e tocamos. Foi muito benção! Como diz uma amiga minha de Pernambuco: “foi POWER!”
E as coreografias; o Xande dançando, as gêmeas e os gêmos… Foi muito bom…

Lucas Gomes, Muito obrigado por tão grande gentileza em emprestar sua bateria para nós. Foi surreal sua cumplicidade. Obrigado.
Lucas Sales, sentimos sua falta lá. Foi o primeiro que se inscreveu no seminário e o único adolescente que não pode ir. Deus sabe te tudo e te honrará e te exaltará no tempo certo. Fique firme mano, “manda vê” na batera! ;)

Nosso voto de fidelidade ao Senhor, tantas coisas em apenas um fim de semana, aliás, O Fim De Semana para nós. Os dias 23, 24 e 25 de novembro de 2012 ficará pra sempre em nossas memórias… E no Youtube também kkkkkk!
Todos que ajudaram – meus pais e tios, primos e primas, equipes da igreja. Amor imensurável.
E nosso último evento, a Confraternização do grupo, que fizemos esta semana, regada a torta, pão com carne, refrigerante, bolo de morango e sorvete de creme.

Não posso em hipótese alguma deixar de agradecer a toda a diretoria do grupo que se entregou e foi de cabeça em tudo que fizemos; todos nós com nossas limitações, porém as qualidades, somadas ao amor e a dedicação ao grupo fizeram que as limitações nem aparecessem. Sucumbiram diante da unidade gerada pelo Espírito Santo de Deus.

Mariliza (vice), Caio e Raquel (financeiro) e Nicole (secretária), muito obrigado por tudo e publicamente exponho e falo a vocês: é um prazer caminhar ao lado de vocês e tê-los por perto. Obrigado por serem “xaropes” junto comigo e levar a galera a se apaixonar por Jesus. Que Deus recompense vocês por tudo que fizeram ao grupo e a mim.

Agradeço a Deus acima de todas as coisas por ter permitido que eu estive a frente de pessoas incríveis, como vocês. “- Deus, obrigado de coração”. Ao pastor Fernando que confiou em mim e acredita que nós podemos ser melhores a cada dia. “- Muito obrigado pastor pela confiança e carta branca pra fazermos tudo que esteve ao nosso alcance. Obrigado por ser nosso pastor”.
Galera, deixo o texto que há muito tempo carrego comigo. Se encontra em 1 Timóteo 4:11-16.
“Ordene e ensine estas coisas. Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza. Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino. Não negligencie o dom que lhe foi dado por mensagem profética com imposição de mãos dos presbíteros. Seja diligente nestas coisas; dedique-se inteiramente a elas, para que todos vejam o seu progresso. Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, fazendo isso, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem”.

Espero ter sido quem Deus quis para vocês todos estes anos, não só os de liderança, mas os de toda minha vida até este presente momento, e não para por aqui…

“Ao Senhor o esforço de nossas vidas.”

Amo vocês de coração e com verdade!

Encerro com duas frases das músicas que cantamos no seminário:
“É ASSIM QUE NÓS VENCEMOS!” e “POIS EU SEI QUE ME AMAS. TEU AMOR NÃO FALHA!”



http://www.flickr.com/photos/jovensquitauna

Como diz minha amiga; “É tudo nosso!”

Ricardo Ventura – Líder do grupo de jovens e adolescentes de janeiro de 2011 a dezembro de 2012.

Simplicidade do Cordeiro

outubro 22, 2012 § 3 Comentários

Sem falar um verso se quer

Se deu ao mundo em amor

Amor que o levou a morte

Sem louvor e sem glória

Doía em seu peito a dor de um pai

que vê um filho sair para longe de casa

Dor essa que só quem ama sabe de onde vem

por ver um filho que não sabe para onde vai

Completamente certo, completamente convicto

que seu vida pudesse trazer seus filhos para mais perto,

pelas escadas da compaixão desceu até os homens,

e como se não bastasse se fez homem, humildemente simples

Jamais poderia imaginar

que a vida de alguém seria tirada

por amor a minha vida

quando nem mesmo eu o conhecia

Meus olhos nunca haviam visto

um ser humano que fosse tão simples

tão puro, tão bom, tão humano

tão gentil como devemos ser

Nele vi Deus, nele vi o amor…

que mesmo quando esteve cansado

e um pouco desgastado pelo corpo desta terra,

não me disse não quando o chamei

Lembro-me de suas palavras

Tão doces que traziam descanso

e alívio para minha alma

Como alguém assim poderia morrer;

por ter sido alguém como a gente devia ser?

Com seus braços abertos e seu rosto sem forma,

difícil foi vê-lo assim; Deus se entregando por mim.

E num breve momento parecia tudo ter sido em vão,

um momento que não tivesse passado de pura ficção

No momento em que a tristeza e o medo dominavam os homens,

tiveram de dar licença àquele que diz: – A paz seja convosco!

Naquela manhã de domingo tudo era diferente, o ar era diferente

Mas quando vi este homem novamente, ressurgido da morte para a vida,

notei que as únicas coisas que não mudaram eram seu carinho, caráter e amor

Um olhar simples, carregado de amor

Gestos puros, envolvidos de compaixão

Rei sobre nós. Honrado e majestoso

Simples e poderoso, que reviveu com toda sua glória

Pelas escadas da obediência subiu ao céu

Assentou-se e ali está à orar por nós!

Viveu como nós e nos ensinou a ser como Ele:

simples, puro, carinhoso e amável

Jamais se esquecerá de nós

para que jamais o esqueçamos

Rico, rei e poderoso, este é

Jesus Cristo, Filho de Deus

Rei sobre tudo e sobre todos!

O que acreditamos…

outubro 3, 2012 § Deixe um comentário

Hoje uma coisa me incomodou demais, e é sobre o que acreditamos…

Aquilo que acreditamos; que temos como ideal de vida, será que temos a coragem de morrer por isso? pelo que acreditamos?

Isso serve pra todo mundo – pastores, políticos, líderes de empresas, você que está em frente computador agora, pro cara que vende pão na rua, para aqueles que estão se encontrando na vida agora, serve para todos…

Se eu e você temos coragem de morrer ou de caminhar, mesmo que sozinho e mesmo que doa, por aquilo que acreditamos ser correto, justo e que fará bem as outros também, ai sim temos um próprio parâmetro de sonho e disposição de nossa vida sobre o que acreditamos.

Isso se vê descrito nos evangelhos com tantos personagens que deram suas vidas pelo ideal comum – Cristo, na história de muitos políticos que tinham um ideal (haja visto Wladimir Herzog), enfim… O que quero despertar em você é: O que você acredita?

Se você é capaz de morrer por aquilo que você sabe que foi Deus que colocou no seu coração, corra atrás disso com todas as suas forças e de maneira sábia e coerente, pois nada te trará tanta vida à sua vida do que viver por um ideal.

Jesus fez isso, morreu por isso, ressuscitou por isso.

Você pode até não “ressuscitar” por isso, mas outras pessoas ressuscitarão por causa da sua disposição em ser aquilo que Deus te chamou pra ser.

 Viva uma vida de amor a Deus e as pessoas e não se oponha às possíveis dores, pois as dores por causa do verdadeiro amor nos fazem crescer.

Que Deus abençoe você e a mim, Rick;)!

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 755 outros seguidores